top of page
  • Foto do escritormarcelo thalenberg

Temporais e raios! Sua casa tem proteção contra surtos?

Temporais e raios! Sua casa tem proteção contra surtos?

Resido há alguns meses em uma chácara antiga, em uma área rural. Temporais, ventos e raios todas as tardes. A energia elétrica em qualquer chuva ou temporal torna-se instável com variações grandes e rápidas com risco de queimar equipamentos provocados por raios e interferências na rede elétrica.

O que fazer?

1- Revisar a instalação da rede elétrica.

2- Verificar se há o aterramento do sistema.

3- Colocar protetores de contra surtos (DPS)


DPS: Dispositivo protetor contra surtos

Um surto elétrico é constituído por uma onda transitória de tensão, corrente ou potência. Sua principal característica é a elevada variação de intensidade em um intervalo de tempo mínimo.

Um dispositivo de proteção contra surtos (DPS) é um equipamento para detectar as sobretensões transitórias e promover seu encaminhamento para o sistema de aterramento, antes que alcancem, por exemplo, aparelhos eletroeletrônicos. Sua aplicação é quase universal e reduz sensivelmente a demanda por manutenção. Nesse sentido, qualquer ambiente com aparelhos conectados à rede elétrica, linhas telefônicas ou cabos de TV e de internet, entre outros, está passível a problemas desse tipo. Os danos resultantes podem ir desde à redução da vida útil do aparelho até sua perda total.



Notem na foto O eletricista adaptou no quadro antigo a instalação dos DPS no canto superior esquerdo, não temos equipamentos danificados mesmo com temporais diários.

Clique aqui para avaliar e comprar o DPS adequado a sua casa.



Francisco Reisner, amigo de muitos anos! complementa o texto:

Raios!!!! . Saliento antes que não existe nenhuma forma de proteção total e que a melhor forma é retirar tudo da tomada na ocorrência do mais fraco sinal de raio. Mas nem sempre fazer isso é possível.

Nobreaks que mantem a energia. por algum tempo na falta da mesma.ente tendo eletrônicos sofisticados não tinha sequer um estabilizador. Lembre-se, a barra de tomadas serve apenas para distribuir energia. O fusível, algumas vezes existente nela, serve apenas para caso de consumo excessivo, não protege! Francisco além do DPS acima sugerido indica utilizar Estabilizador de tensão.

Nobreaks que mantem a energia por algum tempo na falta da mesma.

Quer aprender mais faça um curso com o Francisco:


Segue o convite para o grupo de Whatsapp Lazer e Fazer do Francisco:


133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page