top of page
  • Foto do escritorMarcelo Thalenberg

51, Une bonne idée, quem inventou a marca?

Limpando o barzinho de casa encontrei uma garrafa de "Pastis 51" uma bebida tradicional francesa que lembra o Arak de origem Árabe.

Embora a bebida pastis exista antes de 1951. O pastis 51 foi lançado pela Ricard em Marselha depois que a proibição de bebidas de alto teor alcoólico como o Absinto foi liberada. O pastis de toma diluído com agua gaseificada.



A historia da Caninha 51 é bem diferente, segundo blog "mundo das marcas:"

A história

A tradicional caninha ou cachaça 51 começou sua história pelas mãos dos irmãos Piccolo no ano de 1951, na pequena cidade de Santa Cruz das Palmeiras, interior do estado de São Paulo. Eles compravam a bebida de pequenos alambiques da cidade vizinha de Pirassununga, engarrafavam em vasilhames de 600 ml e revendiam no varejo da região. Em relação ao nome da tradicional marca, uma lenda conta que a Caninha 51 tem esse nome porque seus produtores, supersticiosos ao ponto de correrem até de gato preto, armazenavam a melhor aguardente da safra sempre no mesmo barril, o de número 51. Outra lenda garante: 51 era a quantidade de doses que um mendigo de Pirassununga conseguiu tomar num único dia - 50 para ele e uma “para o santo”. Existe ainda mais uma versão: os irmãos eram palmeirenses fanáticos e inicialmente colocaram o nome da cachaça de “Palmeiras 51“, uma homenagem ao título da Taça Rio (Torneio Mundial Interclubes) conquistado pelo clube nesse ano. Oito anos depois, em 1959, a pequena empresa engarrafadora de aguardente, que até então se encontrava desativada, foi adquirida pela família Müller, que transformou o negócio em uma grande marca, alterando oficialmente seu nome para PIRASSUNUNGA 51. Guilherme Müller Filho, um brasileiro de origem alemã, tinha nesta pequena empresa um velho tonel de madeira, uma envasadora, um tampador manual de garrafas, alguns pertences e, claro, a marca 51. Parecia pouco, mas foi o suficiente para começar uma grande história de sucesso. Enquanto os sócios cuidavam da área administrativa da empresa, Guilherme comercializava a aguardente na região, transportando-a dos engenhos para a empresa. Tudo em tanques de madeira no seu fiel Ford F-8. A empresa engarrafava a PIRASSUNUNGA 51 em vasilhames de cerveja de 600 ml adaptados. Por isso, a empresa considera o ano de 1959 como o oficial para o surgimento da marca 51.

Vai um trago aí? Clique na garrafa!



Quem inventou a marca?



161 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page